Photoflyer: para que as memórias sejam eternas


Uma fotografia que sai instantaneamente, aparece dentro de segundos e é guardada durante anos. É assim o trabalho dos membros da Photoflyer: dar lembranças às pessoas por onde passam.

“Distribuímos recordações, sorrisos e geramos boa disposição.”

A Photoflyer é um produto que não é, de todo, recente. Surge em  2003, na Holanda, numa agência de publicidade, após o proprietário e inventor do conceito, Mitchell Plaizier, ter sido desafiado a criar um produto de marketing que fosse pessoal, divertido e que ninguém deitasse fora. E eis que surge o Photoflyer.

Em Portugal, a história é bastante simples. A TIL falou com Marco Lampreia, director da Photoflyer Portugal, e apesar de a sua formação ser em sociologia e direito, o mundo da fotografia ocupou um espaço maior no seu coração. Com 40 anos e uma esposa natural de Leiria, não resistiu aos encantos da cidade e abriu um segundo escritório, desta vez no Estádio Dr. Magalhães Pessoa. 

Percebemos que o conceito começou a existir apenas em 2017, por pura diversão. “Na marca Gato Maltês comecei por fazer por brincadeira e, por fascínio pela fotografia instantânea, pequenos alugueres e eventos Pop up com outro produto. Fui confrontado com uma procura das fotografias instantâneas para activações de marca e eventos, mas explicava que o que tínhamos não era minimamente apropriado para esses efeitos. Foi então que procurei a página da Fujifilm Instax e algures estava a Photoflyer. Foi imediata a vontade de trabalhar com este produto.”

A sede da empresa é, atualmente, em Faro, mas por necessidade de cobrir um pouco os eventos do centro do País, a Photoflyer abriu um segundo polo no Estádio Municipal de Leiria. Deste modo têm condições para cobrir eventos do centro e sul do país.

“O photoflyer é um produto viral, por onde passa espalha-se e isso é visível no Algarve, onde foi mais fácil mostrar o photoflyer pela nossa localização. Mas para dar a conhecer o photoflyer e o seu efeito em quem recebe uma fotografia e onde é possível comunicar a marca ou evento, a apresentação física é fundamental. Um motivo teve a ver com a necessidade de criar uma equipa de promoção que conseguisse dar resposta a pedidos na zona centro do País.

Apesar de ser uma empresa que está atualmente em crescimento em Portugal, ainda não é muito conhecida no distrito de Leiria, sendo que só teve participação em dois eventos: Leiria Cidade Natal e Leiria Medieval. Contudo, após a último edição a marca despertou o interesse de várias pessoas com empresas de média/grande dimensão. Marco Lampreia confessa que após o último evento em Leiria, tem recebido vários contactos para a participação em eventos. 

Já realizaram trabalhos para a Dior, Disney, Nutella, Chanel, Cola Cola, entre muitos outros. 

“Sentimos que contribuímos para criar memórias. Como costumamos dizer nas promoções: Daqui a 20 anos ainda vai achar mais engraçada que hojeO que as pessoas dizem é aquilo que também sempre senti: o facto de guardarmos aquele momento com a família ou amigos, o evento onde vamos e o seu cartaz (o antigo bilhete que guardávamos), a vida académica  (estivemos em várias semanas académicas e recepções ao caloiro), até às pessoas com mais idade que há muitos anos não têm uma fotografia física.”

Durante as ações de promoção a máquina utilizada é a Fujifilm Instax Wide 300.

Os contactos são os seguintes:
sales@photoflyer.pt
www.photoflyer.pt