As melhores esplanadas nas praias do distrito de Leiria


Escrito por:

Com o verão já chegado (espera-se que assim perdure) nada melhor que um serão à beira-mar com bons petiscos e excelentes vistas. A TIL andou pela costa do distrito à procura das melhores esplanadas de cafés, bares e restaurantes para passar uma bela tarde.

Praia da Vieria

Cardume Café

Vista da esplanada

O Cardume é um pequeno café na Praia da Vieira que prima pela diferença no atendimento e pelos petiscos característicos. Desde o “Cão com Pulgas” à “Provoleta” a carta de iguarias dá especial atenção à mistura de sabores latinos e mediterrânicos. O “Cão com Pulgas” é um petisco à base de salsichas e queijo gratinado e a “Provoleta” é um prato de queijo derretido com azeite, manjericão e molho de tomate.

Provoleta

Um espaço acolhedor cuja decoração evoca a arte xávega e onde tudo é preparado ao pormenor. Até a playlist, que vai desde John Coltrane até Bauhaus, é organizada para proporcionar um ambiente muito caseiro.

Sala das traseiras

A sala recatada atrás dá para quando o sol se vai embora e pretendemos continuar o serão. A vista pode não ser a mais fácil, mas nada impede de atravessar a rua e petiscar no paredão com uma vista e um cheiro a mar incríveis.

 

S. Pedro de Moel

Old Beach

Entrada

O Old Beach, na Praia Velha em São Pedro de Moel é um espaço um pouco escondido mas muito bonito. É um sítio que muito facilmente nos faz esquecer qualquer problema pelo cenário que presenteia aos petiscadores. Escondido entre a floresta e o oceano, o Old Beach conta com serões de dj na areia, os famosos sunsets para além de, no alto do verão contar com o Clubin’ como parceiro para animar as noites.

Esplanada

De pés na areia e com uma fresquinha a ajudar, as tardes facilmente se tornam em noites ao som do belíssimo pôr do sol. Da ementa fazem parte petiscos de comer e chorar por mais como o Berbigão à Espanhola, o Camarão ao Alhinho flamejado com Whisky, o Brás de Alheira com Azeitona e o Chouriço Caseiro à Bombeiro para além das típicas tostas. É o sítio ideal para quem gosta de espaços tranquilos.

 

O Velho Marinheiro

Esplanada

O Velho Marinheiro, situado na “baixa” de S. Pedro de Moel, é um ‘tasco bastante acessível. Quase em cima da areia, a esplanada permite degustar uma fresquinha enquanto se saboreia a maresia de tão perto que está. Como o nome indica a decoração é orientada para tudo o que é mar.

Destaque para o balcão feito em azuleijo típico de piscina e para o cantinho da saudade, um pequeno espaço que serve de homenagem às gentes da terra, desde vendedores de praia a nadadores salvadores. O Velho Marinheiro oferece o básico a nível de petiscos, desde tostas, baguetes e caracóis. Durante a época balnear, os domingos são dinamizados com música ao vivo.

Nazaré

Taberna T’Izelino

Esplanada

A Taberna do T’Izelino encontra-se no final da marginal da Nazaré. O nome provém do dono original do estabelecimento, avô do atual proprietário. É um tasco tipicamente português, desde a decoração aos petiscos. A homenagem aos nazarenos no espaço e a simpatia do atendimento dão uma sensação de estarmos em casa. Desde a travessa de amêijoas, à salada de polvo e ainda uma salada de ovas, a Taberna do T’Izelino oferece uma oportunidade inigualável de um serão bem passado, a dois passos da praia.

Taberna do Ti’Zelino

O que também não faltam são as imperiais e os vinhos. Destaque também para a escolha sonora, uma paixão do sr. João (Tavares), dono da taberna, que nunca está desenquadrada. Fica o convite a virem experimentar um tasco diferente e com muito para oferecer.

 

Taberna Afficion

A esplanada com uma vista incrível

No sítio da Nazaré, escondido nas ruelas está a Taberna Afficion. De temática tauromáquica a Taberna prima pela vista impagável que oferece, mas já lá vamos. O sr. Luís, ribatejano é o dono da Taberna Aficcion e não podia fugir ao seu adn. Tudo neste estabelecimento respira tauromaquia, desde a decoração aos petiscos tipicamente ribatejanos. Enquanto nos deslumbramos com a vista, é possível degustar vários tipos de tapas, conservas diversificadas, enchidos e os ossinhos de porco.

Obviamente que a carta de vinhos também é bem extensa e de qualidade. Como o nome indica, este tasco é para os aficionados da tourada, mas atenção, quem não se revê nesta atividade tem alternativa. A televisão está sempre reservada para as corridas mas a da esplanada permite outros conteúdos. Destaque para a familiaridade do tratamento e para a vista. Da esplanada podem observar-se as Berlengas, Peniche e até a Serra de Aire e Candeeiros. Pela vista este tasco merece a visita.

 

Fotos: Márcio Tomé