O sítio onde encontraram o Menino do Lapedo vai ter um dia aberto


O Abrigo do Lagar Velho, no Vale do Lapedo, é uma depressão situada na Freguesia de Santa Eufémia com cerca 1,5 km de extensão e uma profundidade máxima de 100 metros

O Município de Leiria, em conjunto com o Laboratório de Arqueociências da Direção Geral do Património Cultural irão promover no próximo dia 11 de agosto um Dia aberto no Abrigo do Lagar Velho, no Lapedo, com o tema “Encontro com o Passado”, entre as 11:00 e as 13:00 e das 15:00 às 18:00.

O vale tem cerca de 1,5 km de extensão e uma profundidade máxima de 100 metros. Por ele passa a ribeira do Sirol, afluente do rio Lis, onde, durante milhares de anos, “foi procurado por grupos humanos que viviam da caça e da recoleção de alimentos selvagens para se abrigarem e tratarem as carcaças dos animais abatidos nas proximidades.” (in Site CM Leiria)

Este vale tem um valor arqueológico significativo, já que em 1998 foi descoberto o “Menino do Lapedo”. O achado datado de cerca de 24.500 anos corresponde ao fóssil de uma criança encontrado em 1998.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail umdianolagarvelho@gmail.com.