8 concertos imperdíveis esta semana


Mais uma semana de concertos que merecem ser vistos, ouvidos e sentidos. A TIL aconselha:

 

  • Elizabete Balčus – Atlas Hostel

Hoje o Atlas Hostel é palco para uma artista fora do comum. Elizabete Balčus, artista performativa letã cujas performances envolvem o público em loops e melodias desconcertantes. Início às 22h30.

 

  • Panelas Depressão – Silos (Caldas da Rainha)

Hoje as Panelas Depressão apresentam-se nos Silos nas Caldas da Rainha para por toda a gente a bater o pé. O grupo apresenta uma formação peculiar com bateria, teclados, acordeão e voz, vêm de Espinho e prometem não deixar ninguém indiferente. A própria banda caracteriza-se da seguinte forma, “250 ml de rock n’roll, 2 g. de techno desbarato, 30 cl de punk carnavalesco, 500g de chumbo pesado biológico, confusão qb e erotismo a gosto”. Junta-se tudo na panela e deixa-se a pressão vir ao de cima.

 

  • Loosense + QuartoQuarto – Texas Bar

Sexta-feira, dia 29, os Loosense têm concerto marcado no Texas Bar. A banda começou em 2014, ou seja , são uma banda relativamente recente mas ninguém diria pela maturidade das suas composições. Com uma base retirada do Funk, a sonoridade dos Loosense vai até ao Jazz, Soul e R&B com bastantes momentos de improvisação. Espera-se uma noite muito bem temperada com esta mistura de sons.

Os QuartoQuarto, vencedores do Festival Termómetro, aparecem no Texas para mostrar a fibra de que são feitos, e que fibra. Com uma sonoridade muito peculiar, os QuartoQuarto, formados em 2015, caracterizam-se por uma “elipse temporal, ela cresce e molda-se entre personagens e paisagens, que ganha vida numa decoração liricamente abstracta de desamor dúbio, envolvida em camadas sonoras de uma simbiose de texturas e dinâmicas metamórficas“. Se ficou confuso com a explicação nada como marcar presença no Texas Bar para experimentar em primeira mão. Entrada: 5€

 

  • Tiago Fragateiro + Karl Verkleidet – Sterogun

Sexta-feira dia 29, o DJ do Porto vem à cidade do Lis para fazer uma espécie de warm-up do NeoPop Festival. Tiago Fragateiro conta com um currículo invejável, desde progamador nalguns dos melhores clubs do Porto, à produção e à criação da produtora Composite Records, juntamente com Alain Ho. Espera-se uma grande noite de deep-house, minimal e techno no Sterogun.

Karl Verkleidet volta a estar presente no Sterogun para seguir no encalce de Tiago Fragateiro. Karl Verkleidet é o alter-ego de um DJ com cerca de 30 anos de carreira que, atrás da sua máscara faz incursões em vários ramos da techno e também no minimal. Ninguém vai ficar pregado ao chão.

 

  • Wrath Sins + Sotz’ – Texas Bar

Dia 30 de junho, sábado o Texas Bar vai ser atingido por um meteorito de forças inigualáveis com a apresentação dos Wrath Sins e dos Stoz contando com os convidados especiais Divine Ruin e Toothless.

O concerto no Texas Bar faz parte do “The Awakening Tour”, a apresentação do novo álbum dos Wrath Sins bastante aclamado pela crítica. Os Wraths Sins são uma inovadora banda de Thrash e Progressivo de Vila Nova de Gaia formados em 2012.

Os Sotz’, naturais da invicta cidade do Porto, têm como influências bandas como Lamb of God, Machine Head, SepticFlesh, Mastodon e Pantera. formados em 2008 da cabeça de João Rocha, só em 2014 fizeram as suas primeiras apresentações com cinco originais. Encontram-se de momento a compor para o seu EP de estreia.

 

Foto: Kristaps Kalns