ALIMENTAÇÃO EM ÉPOCA DE EXAMES


A fase dos exames é um momento em que os alunos querem estar a 100%. Isto é, por um lado ter o cérebro a trabalhar de forma eficaz e eficiente e por outro, encontrar formas de combater o cansaço. Se está a passar por esta fase ou se o seu filho se encontra nesta situação, a TIL, traz-lhe algumas dicas.

 

Apostar numa alimentação correta e equilibrada é mais fácil do que pensa. Quem o diz é a nutricionista Ana Filipa Alves – “na maioria das vezes, os estudantes optam por opções rápidas e práticas, na tentativa de acabar rapidamente com a fome. No entanto, se estas opções forem ricas em gordura, açúcar e sal, não serão nutritivas e irão conduzir a uma diminuição mais rápida do açúcar no sangue que o deixarão cansado mais rapidamente.”

 

 

O dia deve começar de forma equilibrada tomando um pequeno-almoço saudável (a não ser que acorde apenas à hora de almoço).Nas refeições principais não deve recorrer a alimentos fritos ou refeições pré-confecionadas, uma vez que são ricos em gorduras e sal. A sopa de legumes é uma forte aliada porque irá trazer-lhe vitaminas e minerais essenciais.

 

Segundo o nutricionista Pedro Graça, “a ingestão de ácidos-gordos ómega 3 (encontrados principalmente em peixes gordos como a cavala, a sardinha e o arenque) tem sido referida como benéfica para o desempenho cognitivo”. Reforça também que “Deficiências em certos micronutrientes como ferro, zinco e folato estão associados a um decréscimo do desempenho cognitivo. Daí a importância de uma alimentação rica em hortícolas”. O ferro pode ser encontrado em alimentos como couves, espinafres, feijões, lentilhas e também na carne vermelha e peixe, por exemplo.

A fruta tem e deve estar sempre presente, ao longo do dia, de preferência fruta da época e quando possível com a casca (para aumentar o aporte de fibra).
Durante as horas de estudo, um dos melhores alimentos e também muito práticos, são os frutos secos, extremamente ricos em nutrientes, essenciais ao nosso cérebro. Mas, atenção às porções!

A hidratação é também de extrema importância, pois a falta de água pode causar alguma sonolência, fraqueza e moleza.

Não deve esquecer o exercício físico regular, que, para além de diminuir o stresse e a ansiedade, promove uma maior produtividade no estudo.
Na véspera do exame pode ainda optar por alimentos ricos em triptofano (substância que reduz o stress e leva ao bem-estar) como as bananas, os frutos secos, a carne de peru ou os ovos, para ficar mais calmo para o dia seguinte.

 

Faça opções saudáveis na sua alimentação e dê o seu melhor nesta época tão importante e decisiva! Boa sorte!