Vai abrir um novo espaço de crossfit em Leiria


Levantar uma carga do chão, suportá-la durante algum tempo ou transportá-la e colocá-la em cima de uma prateleira, andar, correr ou saltar são coisas que fazemos quase todos os dias, com maior ou menor intensidade. Correcto?  Mas e se pudesse fazer tudo isso com maior rapidez e com uma melhor postura, por exemplo? É esse uma dos principais objetivos do crossfit: “Melhorar a vida das pessoas”. Quem o diz é David Gaspar, que inaugura o Crossfit244, no dia 16 de Junho, em Leiria.

David Gaspar é Coach Crossfit com formação nos Estados Unidos da América, personal trainer certificado pela Universidade Lusófona e preparador físico em alto rendimento com experiência com atletas olímpicos. É ele quem nos explica porque decidiu abrir este espaço: “Tínhamos o Extremefit e, por necessidade, resolvemos expandir. Ao fazê-lo, optámos por aquilo que consideramos o mais correcto em termos de metodologia de treino”.

Aqui, a idade ou a preparação física não importam, uma vez que o treino é bastante personalizado: “Podemos ter uma pessoa de 80 anos e uma de 18, atleta ou não, com condições físicas totalmente diferentes, a fazer o mesmo treino, adaptado a cada um”, explica o treinador.

Haverá diversas aulas e cada turma terá, no máximo, 15 elementos. No caso de uma pessoa que vai começar do zero, é recomendada a aula Starter, em que são dados os principais fundamentos do crossfit: “São abordados todos os movimentos, com cuidado na técnica, na mobilidade, e, gradualmente, começa a introduzir-se a intensidade”, conta David. Quando já tiver conhecimento desta metodologia, passa para a Wod (Work out of the day).

Entre as outras aulas do espaço estão também Metabolic training, Gymnastic, Mobility, Circuit&Tabata, além da Open Box, onde pessoas já com conhecimento deste tipo de treino podem frequentar o espaço de forma livre, mas sempre acompanhadas por um instrutor.

O espaço tem 1.000 m2 divididos em diversas zonas. A zona de treino tem cerca de 550m2 e o restante espaço é para balneários, gabinete de fisioterapia, recepção e uma zona lounge. Se saiu de casa ou do trabalho com pressa e não teve tempo de se alimentar, não se preocupe: nesta zona lounge vai poder preparar as suas refeições, de pré ou pós treino. “Queremos que as pessoas se sintam em casa, que estejam num espaço puramente dedicado ao treino e ao sucesso”, adianta David Gaspar. Haverá ainda uma sala de formação, cujo objectivo é criar workshops ou formações acreditadas.

O Crossfit244, que tem este nome porque 244 é o indicativo telefónico de Leiria, vai abrir junto à Estação de Leiria (na Praceta da Sismaria, nos Marrazes) e, além de David Gaspar, também Vasco Menino e Ricardo Pedroso farão parte da equipa, ambos já com experiência nesta área.

O espaço vai funcionar das 7h às 22h e abre no dia 16 de Junho. Mas se quer aproveitar a promoção de sócio-fundador, com oferta da taxa de inscrição, apresse-se: tem até 30 de Junho, mas há um limite de 50 vagas. Uma vez que a abertura do espaço é a meio do mês, em Junho só vai pagar metade do valor da mensalidade que, a partir de Julho, vai dos 35 aos 55 euros.