“Radio Gemini” é o novo álbum de David Fonseca e promete ser uma “clara provocação ao ‘establishment do gosto’”


“Radio Gemini” marca a celebração dos 20 anos de carreira do artista leiriense David Fonseca. Quinze desses anos foram passados a solo e os outros cinco nos extintos Silence 4. Este álbum é o sucessor de “Futuro Eu”, lançado em 2015.

O novo disco de David Fonseca será editado dia 25 de maio, naquele que será o sétimo álbum de originais do músico leiriense. Em “Radio Gemini”, o músico regressa ao registo em inglês, ao contrário do que aconteceu no seu antecessor, que foi exclusivamente composto em português, e “cruza alguns universos da soul, como de Marvin Gaye, e alguma eletrónica, que se misturam no meu universo”, como o músico adiantou em dezembro passado, numa entrevista.

Entre “Futuro Eu” e “Radio Gemini”, o músico deu a conhecer “Bowie70”, em 2017, naquele que foi um tributo póstumo, interpretando vários temas de David Bowie, onde colaborou com Rui Reininho, Camané, António Zambujo, Rita Redshoes, Márcia, entre outros.

O álbum será constituído por 21 temas, tendo o primeiro single, “Get Up”, sido lançado em dezembro do ano passado. Desde então, “Oh My Heart” (com videoclip gravado no Japão, realizado pelo próprio) também já se encontra disponível, tendo sido ambos bem recebidos pelos ouvintes.

O disco, que está disponível para pré-venda desde 2 de maio, é apresentado, em comunicado de imprensa, como uma “clara provocação ao ‘establishment do gosto’, como se o círculo se fechasse e voltasse a uma espécie de adolescência criativa, mas com todos os recursos que o caminho percorrido lhe proporciona”.

O artista irá estrear o seu novo álbum no dia a seguir ao lançamento, dia 26, com um concerto no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. David Fonseca ainda não confirmou nenhum concerto de apresentação do álbum em Leiria.

 Datas confirmadas

26 de maio – Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra

29 de maio – Convento de São Francisco, Coimbra

9 de junho – Casa da Criatividade, São João da Madeira

19 de junho – Cine-Teatro Louletano, Loulé