Leiria tem 17 praias com bandeira azul


Um total de 32 praias marítimas e sete praias fluviais vão estar disponíveis para banhos no distrito de Leiria. A época inicia-se em junho e dura até setembro. Importante a reter: das 32 praias, 17 delas foram classificadas com bandeira azul.

Conheça aqui em baixo algumas das praias mais limpas e seguras da região.

Baleal Norte, Peniche

É bastante conhecida entre os surfistas da zona e do estrangeiro, sendo que uma das suas principais características é o mar agitado. Com uma grade extensão de areia, esta é uma das muitas praias da costa de Peniche com uma beleza natural muito particular.

Baleal Sul, Peniche

Aqui pode ir a banhos tranquilamente, com o mar relativamente calmo. Estas ondas não são opção para os surfistas. Mas uma opção acertada é escolher o Baleal Sul para destino de praia, seja pela sua beleza natural, seja pela sua envolvente e pelos apoios que a praia oferece.

Consolação, Peniche

A Praia da Consolação é dotada de excelentes condições terapêuticas (sendo bastante procurada por esse motivo). Situada numa aberta enseada, o iodo acumulado aliado a outras condições naturais, e pela exposição ao Sol, proporciona o bem-estar de pessoas que procuram a cura dos seus males de origem reumática e óssea.

Foz do Arelho-Lagoa, Caldas da Rainha

Encontramos aqui uma praia que se divide em dois lados: de um lado a lagoa, um lugar de grande beleza, ideal para as crianças, devido às águas tranquilas, e para a prática de windsurf; e do outro lado a praia aberta ao mar, que sem grandes correntes, oferece ótimas condições para a prática de surf. Não se questiona a qualidade das suas águas.

Medão — Supertubos, Peniche:

A Praia de Medão, mais conhecida por “Supertubos” é, para praticantes do surf e bodyboard, uma paragem obrigatória. Neste momento estão a ser desenvolvidos projetos de apoio aos banhistas, tais como facilidades de acesso à praia para pessoas com deficiência.

Osso da Baleia, Pombal

O  seu  nome deve-se ao  aparecimento  de  um  esqueleto de baleia que, segundo testemunhos orais, terá dado  à  costa  naquele  areal  no  início  do  século XX. Pode ainda explorar a zona envolvente. Se gosta de fauna e flora  pode aproveitar para realizar os percursos pedestres “Trilho da Lagoa de São José” e “Trilho da Baleia Verde”.

Pedrógão Centro, Leiria 

O areal está rodeado por uma marginal com restaurantes e bares que na época balnear se tornam no centro da agitação desta estância. No Verão costumam realizar-se concertos, campeonatos de andebol (que atraem centenas de jovens) e outras atividades desportivas. As animadas noites estivais são um ponto positivo para gente de toda a região.

 

Praia da Nazaré, Nazaré

Pelas suas condições de mar, as ondas da Nazaré são muito procuradas por surfistas e praticantes de bodyboard, de várias nacionalidades. Mas sobretudo no verão torna-se uma praia da família, oferendo excelentes condições de segurança para banhistas de várias idades e com diferentes condições de mobilidade.

Praia d’El Rei, Óbidos

Uma das praias mais cobiçadas da zona. Se gosta de qualidade na água, não deixe de a visitar. Contudo, é uma praia com bastante afluência turística.

S. Martinho do Porto, Alcobaça

Praia que cresce ao longo de uma baía deslumbrante, banhada pelo azul do mar. Pelas suas características é ideal para as crianças e para os desportos náuticos. A baía de S. Martinho do Porto é o último vestígio de um antigo Golfo que até ao século XVI se estendia a Alfeizerão e que se abre ao Oceano através de uma barra.